História dos Ladrilhos

A Igapó surgiu a partir de dois paraenses que nutriam um mesmo sentimento: a paixão pelo Pará e o orgulho de suas raízes. Após meses de pesquisas, encontramos uma antiga fábrica desativada na cidade de Abaetetuba, onde adquirimos nossa prensa, a qual já foi responsável pela produção de ladrilhos em Abaetetuba e em Vigia e, agora, em Belém, na Igapó. Nossa prensa já passou por, pelo menos, 2 fábricas antes da Igapó, uma jornada centenária de ladrilhos pelo Pará.
Jornada esta que resiste ao tempo, sendo os ladrilhos destas antigas fábricas paraenses podendo ser encontrados até hoje em sobrados, casarões e palacetes ecléticos pelo estado, onde foram amplamente difundidos a partir do Ciclo da Borracha, entre o final do século XIX e início do século XX.

Técnica de confecção de Ladrilhos

A técnica de confecção dos ladrilhos permanece a mesma há muitos anos, desde seu desenvolvimento com a Revolução Industrial. É isso que difere o ladrilho hidráulico de qualquer outra peça no mercado: o feito à mão. Cada passo exige paciência, experiência e atenção. Cada ladrilho é uma peça única, uma obra de arte, pois devido à manufatura, nenhuma peça sai igual à outra.
A arte de fazer ladrilho exige tempo e dedicação, cada peça vai para a água e seca por dias para que, enfim, possa ser entregue ao cliente. Por isso, é imprescindível a paciência do cliente até receber suas peças. Afinal, a durabilidade do ladrilho é tão longa quanto o modo de produção: da feita que seus ladrilhos são entregues e assentados, eles durarão anos e anos, repassando de geração em geração.
R. Siqueira Mendes, 32 – Cidade Velha,
Belém – PA, 66020-600
Decore o seu lar no seu melhor estilo
Acompanhe a Igapó Ladrilhos
nas redes sociais
© Igapó Ladrilhos Hidráulicos. Todos os direitos reservados